Não importa qual seu ramo de negócios ou sua profissão, hoje em dia todos nós fazemos negócios online.

Isso não quer dizer que todos tenham uma loja virtual (e-commerce) ou mesmo um site. Mas quem pode dizer hoje em dia que não usa as redes sociais para contatos profissionais? Seja pelo Whatsapp, Facebook, Instagram ou LinkedIn.

E por isso necessariamente você precisa de uma foto sua com um perfil profissional.

O que as outras pessoas pensam de você?

O LinkedIn é a maior rede social com foco no mundo corporativo. Para quem tem um perfil no LinkedIn, essa necessidade é quase que óbvia. Se você navega pelo mundo corporativo – como advogados, engenheiros, administradores economistas etc – você precisa estar presente no LinkedIn e é provável que já esteja. E também já deve ter recebido diversas notificações do LinkedIn informando que algum cliente, concorrente ou potencial empregador andou visitando seu perfil, não é?

Já parou para pensar qual foi a impressão dessa pessoa ao ver sua foto de perfil? A foto que está no seu perfil atualmente reflete quem você é como profissional, ou foi uma foto recortada de algum evento ou uma selfie tirada com seu celular? (PS: eu invejo muito que consegue sair bem numa selfie: eu sempre sai narigudo, testudo e com cara de bolacha rs.)

Na verdade não importa se é um empregador em potencial visitando seu LinkedIn ou um cliente que entrou em contato contigo pelo Whatsapp a pessoa deve ter uma boa impressão do profissional que você é. E num primeiro momento a única referência que ela tem é sua imagem.

Cuidado com sua imagem ao vivo e no mundo virtual

Todo mundo sabe quão grande é o impacto de uma primeira boa impressão, então não vou nem entrar nesse assunto. Mas se você já entendeu que todos nós hoje em dia fazemos negócios online, pense se sua apresentação online está tão boa quanto sua apresentação offline.

Como você se prepara para ir a uma reunião com um cliente em potencial (prospect) ou quando vai para um entrevista de emprego? Escolhe uma roupa apropriada, toma banho, se penteia, faz a barba… E por que não fazer isso para quem te contacta pelo mundo virtual? Sendo que pelo mundo virtual você ainda tem a vantagem de só ter que fazer isso uma única vez.

Fotografia corporativa

Uma foto corporativa não precisa ser necessariamente séria ou muito tradicional. Ela deve refletir a sua personalidade como profisisonal e vai também depender do ramo profissional em que você atua.

Veja aqui alguns exemplos de fotos corporativas profissionais que fogem daquele visual “careta” mas causam uma ótima primeira impressão no seu perfil.

No próximo post vamos conversar sobre qual a roupa ideal para fazer sua fotografia corporativa profissional.

A próxima vez que alguém lhe contactar pelo Whatsapp ou outra rede social e você for ver a foto de perfil para avaliar quem é a pessoa, lembre-se de que ela provavelmente já fez o mesmo com relação a sua foto.

Até logo.